O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 22/11/1951
Emancipação Política: 22/11/1951
Gentílico: TRAIRENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesorregião: NORTE CEARENSE
Microrregião: ITAPIPOCA
Distância para a capital: 127 KM

Dados de características geográficas

Área: 928,73
População estimada: 56291
Densidade: 55,55
Altitude: 18
Clima: TROPICAL
Fuso Horário: Brasilia UTC-3
Distrito criado com a denominação de Paracuru, por Ato de 18-03-1842.
Elevado à categoria de vila com denominação de Paracuru, pela Lei Provincial n.º 1.068, de 12-11-1863, sendo desmembrado do município de Fortaleza. Sede na vila de Paracuru.
Pela Resolução Provincial n.º 1.110, de 10-1864, a vila é extinta.
Pela Lei Provincial n.º 1.604, de 14-08-1874, é recriada a Vila, com a denominação de Nossa Senhora do Livramento. A mesma Lei transfere a sede do município de Paracuru para Trairi.
Pela Lei Provincial n.º 1.669, de 19-08-1875, a vila de Nossa Senhora do Livramento passou a denominar-se Trairi.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído de 2 distritos: Trairi e Mundaú.
Pelo Decreto Estadual n.º 193, de 20-05-1931, a vila é extinta, sendo seu território anexado ao município de Paracurú.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Trairi é distrito de Paracurú.
Pelo Decreto Estadual n.º 64, de 07-08-1935, o município de Paracurú passou a denominar-se São Gonçalo e o distrito de Trairi passou a pertencer ao município de São Gonçalo.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Trairi figura no município de São Gonçalo.
Pelo Decreto Estadual n.º 1.114, de 30-12-1943, o município de São Gonçalo passou a denominar-se Anacetaba.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o distrito de Trairi figura no município de Anacetaba.
Elevado à categoria de município com a denominação de Trairi pela Lei Estadual n.º 1.153, de 22-11-1951, sendo desmembrado de Anacetaba. Sede no antigo distrito de Trairi. Constituído de 2 distritos: Trairi e Mundaú. Reinstalado 25-03-1955.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 2 distritos: Trairi e Mundaú.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 2 distritos: Trairi e Mundaú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
A Lei Estadual n.º 6.747, de 12-11-1963, desmembra do município de Trairi o distrito de Mundaú, elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Pela Lei Estadual n.º 8.339, de 14-12-1965, o município de Trairi adquiriu o extinto município de Mundaú, como simples distrito.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 2 distritos: Trairi e Mundaú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Pela Lei Estadual n.º 11.297, de 10-02-1986, é criado o distrito de Canaan e anexado ao município de Trairi.
Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988 o município é constituído de 3 distritos: Trairi, Canaan e Mundaú.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
Em divisão territorial datada de 2003 o município é constituído de 6 distritos: Trairi, Córrego Fundo, Fleicheiras, Gualdrapas, Canaan e Mundaú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.
O município situa-se na margem do rio Trairi e as suas terras que se estendem do rio Mundaú à enseada da Lagoinha foram conquistadas e povoadas por sertanistas e colonizadores famosos, entre os quais, Nicolau Tolentino, Marinheiro Cunha, Manuel Barbosa, Xavier de Sousa, Antônio Barroso de Sousa, e, sobretudo, João Verônica, tido e havido, segundo a crônica, como verdadeiro fundador da cidade do Trairi.
Nos meados do século XVIII, com a concessão de datas e sesmarias, João Verônica, homem progressista e trabalhador, conseguiu fazer fortuna com o labor agrícola e o pastoreio. Cansado já da vida do mato, senta moradia, com casa-grande alpendrada, numa nesga de terras situada nas proximidades da barra do rio Trairi.
Com a chegada de colonos, parentes e amigos, João Verônica resolve mandar erguer outras casas para residência de famílias do seu conhecimento e sob sua proteção. Com pouco tempo estava formado pequeno povoado, onde já se notavam, então, os casarões de Tolentino, Marinheiro, dos Sousas e dos Barbosas, donde, aliás, se originaram famílias numerosas e ilustres.
Vaquejada de Trairi - Fazenda Água Doce, Timbaúba (setembro)
Festa de N. Sra. Do Livramento (22/12 a 01/01)
Dia do Município (22 de novembro)
Festival do Camurupim (outubro)
Festa de São José - Canaan (09 a 19 de março)
Festa das Flores (maio)
Trairi off-road (começo de julho)
Santa Flecheiras (Semana Santa)
Regata em Mundaú (setembro)
Está inserido na Microrregião de Itapipoca, segundo o IBGE, que dividiu o estado em 33 Microrregiões Geográficas. De acordo com Divisão Político-Administrativa do Estado do Ceará, que estabeleceu 20 Áreas Administrativas, situa-se na Região 2 que tem como sede o município de Itapipoca.
O grande atrativo são as piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa. O visitante desfruta de boas pousadas à beira-mar e pode fazer uma longa e revigorante caminhada. A praia não oferece apenas a calma e tranquilidade aos visitantes. Quem procura diversão e agito também pode desfrutar de algumas opções oferecidas por Flexeiras. Bares, restaurantes e casas de show animam a noite. Festivais e campeonatos esportivos são realizados constantemente. O turista pode subir as dunas para apreciar o visual e visitar pequenas e grandes lagoas no meio do areal. Há também diversão, alegria, boas comidas e festas. Flexeiras ainda conta com um Reveillon incrível. Cada vez mais a festa vem crescendo ao gosto dos turistas e atraindo um público crescente. Uma festa linda em um lugar lindo!
Praia de Mundaú
Está a apenas 17 km do centro da cidade de Trairi. Ali, combinaram-se vários elementos, num encontro de rara beleza: o rio, o mar, as dunas e os coqueirais. Um passeio de barco pelo rio é uma boa maneira de conhecer as belezas do local. Quem preferir, pode passear de carro e contemplar de perto as lagoas e a vegetação que acompanha o litoral.
Praia de Guajiru
Praia a apenas 18 km do centro da cidade de Trairi, com acesso por estrada asfaltada de excelente qualidade. Tem dunas moveis de areias brancas com lagoas inter dunares e uma vasta faixa de areia emoldurada pelo coqueiral.Na mare baixa os turistas e nativos aproveitam um delicioso banho nas piscinas naturais. É ideal para o lazer de famílias, dispomos de 3 grandes hotéis e 7 pequenas pousadas com aproximadamente 230 leitos. O turista pode aproveitar para conhecer o trabalho dos artesãos de Guajiru, que inclui belas peças de decoração e artesanato usando algas marinhas, escamas de peixe e etc. Artes plásticas como pinturas em telas e esculturas em raízes de coqueiros. Esportes: Surf, Kitesurf, Stand up, Mergulho, Pesca, Futebol, Vôlei e etc. Calendário de festas: Bloco de Carnaval - Fevereiro/Março, Coroação - Maio, Festa da padroeira Nossa Sra. dos Navegantes - Agosto, Festival do Camurupim - Outubro, Regata - Dezembro, Réveillon - Dezembro.
Praia de Emboaca
Excelente praia a apenas 10 km do centro da cidade, com acesso por estrada asfaltada. Habitada na sua maioria por pescadores, conta com diversas pousadas
NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 4 dia(s)

RESULTADO PRELIMINAR DA PRIMEIRA ETAPA DA SELEÇÃO PÚBLICA DE GESTORES ESCOLARES.

Resultado preliminar da Primeira Etapa da seleção pública de gestores escolares do sistema municipal de ensino de Trairi, para formação de cadastro de reserva.

#Educação Há 6 dia(s)

Resultado final do processo de avaliação de desempenho para a progressão pela via não acadêmica, conforme Lei n° 498/20

Resultado final do processo de avaliação de desempenho para a progressão pela via não acadêmica, conforme Lei n° 498/2010.

#Saúde Há 7 dia(s)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO Nº 001/2022, DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIRI/CE.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIRI/CE, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, torna púb [...]

#AssistênciaSocial Há 8 dia(s)

EDITAL Nº 001/2023 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO A Prefeitura de Trair [...]

#Educação Há 13 dia(s)

Resultado preliminar da Primeira Etapa do processo de avaliação de desempenho para a progressão pela via não acadêmica.

Resultado preliminar da Primeira Etapa do processo de avaliação de desempenho para a progressão pela via não acadêmica, conforme Lei n° 498/2010.

#Educação Há 22 dia(s)

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO PÚBLICA DE GESTORES ESCOLARES

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO PÚBLICA DE GESTORES ESCOLARES Está disponível o resultado [...]

#Educação Há 26 dia(s)

Resultado Preliminar das Inscrições - Seleção de Gestores Escolares

Está disponível o resultado preliminar das inscrições da seleção pública de gestores escolares do sistema municipal de ensino de Trairi, para formação de cadastro de reserva.

#Educação Há 42 dia(s)

Processo Seletivo de Gestores Escolares

Segue o edital de seleção de gestores escolares do sistema municipal de ensino de Trairi [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito